Fundação ABC > Áreas de Pesquisa

Agricultura_Precisao

Agricultura de Precisão / Mecanização

Atua na pesquisa voltada a desenvolver aplicações práticas em agricultura de precisão, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, de pontas de pulverização para agricultores, realiza cálculos de custo de mecanização agrícola, processamento de mapas de colheita. Estudo e recomendação de nitrogênio em taxa variável nas culturas de milho e trigo; Mapas altimétricos detalhados e modelos digitais do terreno; Geração de unidades de manejo e pontos de coleta de amostras de solo com base em dados de altimetria, mapas de colheita, NDVI e condutividade elétrica do solo.

Agrometeorologia

Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Instrumentação Agrometeorológica; Sistemas de Transmissão de Dados; Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão; Sistema de Monitoramento Agrometeorológico; Modelagem; Climatologia; Sistema de Informações Geográficas e Banco de Dados Climáticos.

Entomologia

Avalia, adapta, desenvolve novas tecnologias para o manejo de insetos-pragas nas culturas de interesse do grupo. Estuda alternativas de prevenção e manejo pragas resistentes a inseticidas, manejo integrado de pragas, eficácia e manejo de tecnologias Bt. Avalia ensaios de eficácia agronômica de novos inseticidas.

Fitotecnia

Avalia a adaptabilidade de espécies cultivadas de genótipos de aveia, canola, cevada, feijão, girassol, linho, milho, soja, trigo e triticale (seleção de genótipos, época de semeadura, arranjo populacional de plantas e estudos de viabilidade econômica de sucessões de culturas de inverno) na região de influência da Fundação ABC.

Fitopatologia

Atua na criação, avaliação, desenvolvimento e adaptação de novas tecnologias e produtos para o controle de doenças, através do entendimento detalhado dos patossistemas inerentes as culturas.
Tem como diretriz a sugestão de estratégias sustentáveis e eficazes para o manejo fitossanitário das culturas de verão e inverno no Grupo ABC. Realiza estudos de eficácia agronômica em campo e casa de vegetação para fins de registros de fungicidas.

Forragicultura

Realiza pesquisa voltada à produção de alimentos volumosos, como silagens e pastagens de diferentes espécies como: Milho, sorgo, milheto, azevém, aveia, cevada, triticale, pastagens perenes. Promove palestras, dias de campo e reuniões técnicas como forma de difusão de tecnologias e fornece suporte a produtores e assistentes técnicos no manejo de culturas e pastagens.

Herbologia

Avalia, adapta, desenvolve novas tecnologias para o manejo de plantas daninhas em sistema de plantio direto. Estuda alternativas de prevenção e manejo de plantas daninhas resistente a herbicidas. Avalia a seletividade das culturas à aplicação de diferentes tratamentos de herbicidas. Avalia ensaios de eficácia agronômica de novos herbicidas.

Solos

Solos e Nutrição de Plantas

Avalia a dinâmica de nutrientes solo/planta em plantio direto. Estuda a relação da fertilidade com a distribuição espacial dos diferentes tipos de solos. Avalia os sistemas de rotação de culturas. Analisa a qualidade e aplicação de fertilizantes e calcário. Estuda os benefícios da integração lavoura pecuária. Estuda o impacto agronômico e ambiental pelo uso de adubos, dejetos animais ou outros nutrientes no ambiente agrícola e aquático.