Fundação ABC > eventos > treinamento-entomologia

3° Treinamento de identificação e monitoramento de insetos-praga nas culturas da soja e milho.

Datas: 23 e 24 de Novembro de 2016.

Local: Campo demonstrativo e experimental de Arapoti – PR

Atualmente o manejo de insetos-praga tem se tornado cada vez mais complexo nas culturas da soja milho e feijão.
Apesar das opções de controle disponíveis como plantas geneticamente modificadas (plantas Bt), inseticidas químicos, biológicos e o controle cultural, a tomada de decisão na escolha dessas táticas de controle, algumas vezes, tem sido realizada sem o levantamento prévio da população da praga presente na área.
Portanto, esta é uma oportunidade de iniciar ou dar continuidade no manejo integrado de pragas (MIP), prática fundamental para o manejo eficiente de insetos-praga que causam danos as principais culturas semeadas na região de abrangência da Fundação ABC.

Diante deste cenário, a Fundação ABC, através do setor de Entomologia, elaborou a continuidade do projeto que consiste na realização do treinamento de identificação e monitoramento de insetos-praga nas culturas da soja e milho.

O treinamento tem como objetivo demonstrar como identificar os principais insetos-praga de ocorrência nas culturas da soja e milho, bem como as técnicas de monitoramento dos mesmos, visando auxiliar na implementação do manejo integrado de pragas (MIP) na área de atuação da Fundação ABC.

Informações adicionais como crescimento e desenvolvimento das culturas (estádios fenológicos), ciclo de vida das pragas, inimigos naturais, danos ocasionados e o momento adequado de realizar o controle também serão abordados. As recomendações de controle dos insetos-praga também serão discutidas durante o treinamento, porém, não será o foco do mesmo.
Este treinamento será direcionado, exclusivamente, a assistência técnica, gerentes/funcionários de fazenda e produtores contribuintes da Fundação ABC.

Neste ano o treinamento será realizado no CDE Arapoti-PR e terá a duração de 4 horas e meia. Serão formadas duas turmas: uma no período da manhã (40 vagas) e outra turma no período da tarde (40 vagas). O participante deverá escolher uma data e em qual turma gostaria de participar.

Não tem custo a inscrição e não será oferecido almoço no dia do treinamento.

Atenção: As inscrições encerram-se nesta sexta-feira (18/11/2016)

Inscrições encerradas

Galerias de Fotos