Fundação ABC > História

A busca por uma produção de qualidade sempre esteve presente nos ideais dos imigrantes holandeses que se instalaram nos Campos Gerais – região centro sul do Paraná. Aqui, fundaram três cooperativas de produção que são referência em todo o país: Frísia, em 1941 (na época, Batavo); Castrolanda, em 1951 e Capal, em 1960.

A característica de atuação do grupo, denominado ABC foi sempre marcada pela presença de assistência técnica pecuária e agrícola de primeira, para atender a demanda necessária. A qualidade do leite e a quantidade de litros produzidos aqui logo ganharam destaque em todo o país. Tanto que a região ficou conhecida como uma das bacias leiteiras de excelência no Brasil.

Na agricultura os desafios foram maiores. O solo dos Campos Gerais era pobre em fertilidade e pouco resistente a erosões. Este problema foi resolvido em 1976. Com a ajuda de um engenheiro agrônomo recém-chegado da Holanda, Johannes Peeten, uma equipe deu início a implantação do plantio direto. Técnica hoje conhecida em todo o país.

Hans Peeten com o grupo de agricultores pioneiros na implantação do sistema de Plantio Direto na Palha | O agrônomo holandês com a equipe da Fundação ABC

Entretanto, assim como problemas eram resolvidos, outros apareciam e necessitavam soluções, para serem ajustados à nova tecnologia que estava sendo desenvolvida. Entre elas, a utilização adequada de novos equipamentos para plantio, o controle de ervas daninhas, a necessidade de rotação de culturas, análise de custos, entre outras.

A carência de respostas e a urgência de resultados fizeram com que os produtores do grupo ABC, reunidos na então chamada “Comissão Agrícola Central”, determinassem estudos para a criação de uma instituição, de caráter particular sem fins lucrativos, que desse amparo tecnológico e seqüência aos trabalhos. Foi assim que, em 23 de outubro de 1984, foi instituída a “Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária”.

A primeira sede da fundação foi uma casa alugada em Carambeí-PR | A sede própria foi erguida em 1992, às margens da PR-151, em Castro-PR.