Concurso de Silagem de Milho recebeu 257 inscrições!

A 13ª edição chega com mudanças significativas, entre elas, as etapas regionais, que classificam as melhores silagens de cada cooperativa para a grande final

21/01/2022 - Atualizado há 2 anos

A Fundação ABC divulgou no início do ano o número de silagens inscritas para a décima terceira edição do Concurso de Silagem de Milho, que é realizada pela instituição de pesquisa entre os cooperados das cooperativas mantenedoras (Frísia, Castrolanda e Capal), desde 2012.

Ao todo, 257 amostras de silagens foram encaminhadas para o abcLab (laboratórios da Fundação ABC) até o dia 31 de dezembro, data limite das inscrições. Desta forma, 154 produtores estão disputando o título de campeão desta edição. Só um deles vai ter o nome gravado no troféu do concurso.

Na última edição, foi o pecuarista Aroldo Fernando Los, associado da Frísia, que ficou em primeiro lugar, com a soma total de 94,09 pontos. Ele já participava há cinco anos da competição, mas até então nunca teve seu nome no Top 10. “Caprichei na estreia! Foi uma grande conquista da minha família!”, disse o pecuarista na ocasião.

Mudanças

Diferente do que ocorreu nas últimas edições, esta edição estreia um novo regulamento, com a revisão dos itens de avaliação e a inclusão de etapas por cooperativa. Estas mudanças foram realizadas por um comitê, formado por representantes da fundação e integrantes dos setores Pecuário das cooperativas, que é também algo inédito (veja quem são os integrantes abaixo/ao lado).

“Agora, com o comitê e as mudanças realizadas, acreditamos em uma nova fase do concurso para os próximos anos, esperamos atingir mais participantes, aumentar a leitura por cooperativa da qualidade das silagens e através dessas informações, juntamente com os setores pecuários, buscar ações de melhorias para o nosso cooperado”, avalia Richard Paglia de Mello, coordenador do setor de Forragens & Grãos.

O concurso estará nas exposições de gado leiteiro!

A mudança mais significativa no formato é que o concurso passa a ter a etapas por cooperativa e que devem ocorrer dentro da programação das exposições de gado leiteiro, organizadas por elas, sendo a ExpoFrísia (em abril), Expoleite Capal (em julho) e a Agroleite Castrolanda (em agosto). Serão premiadas as dez melhores silagens de cada cooperativa e os técnicos agrícola e pecuária que atendem o cooperado vencedor.

Das trinta silagens selecionadas, dez em cada etapa, as cinco melhores silagens do grupo ABC serão divulgadas em um novo evento, chamado de Arena do Leite, que ocorrerá em 2 de setembro, e contará com uma programação especial, em Ponta Grossa (PR). Além do grande campeão, também serão premiados a empresa de sementes, prestador de serviço e fabricante da ensiladeira vinculados ao primeiro lugar. As informações do novo modelo e a atualização do regulamento estão disponíveis no abcBook, com o título de: Novo modelo e regulamento do concurso de silagem de milho – 2022.

De acordo com o Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa na Fundação ABC, o Arena do Leite surge não só para culminar com a premiação do concurso. “É também para promover um encontro entre os produtores, técnicos, pesquisadores de outras instituições e a fundação. É em oportunidades assim, que podemos interagir saber mais como vai o trabalho na outra ponta da nossa cadeia. Acredito que a nova reformulação do concurso, no geral, será bem positiva entre os produtores. É mais uma ação para promover esta importante cadeia leiteira onde estamos inseridos”, acrescentou.

INTEGRANTES DO CONCURSO DE SILAGEM DE MILHO

Representantes da Frísia