Hans Peeten visita a Fundação ABC

31/03/2023 - Atualizado há 12 meses

O pesquisador holandês, que trouxe a técnica do plantio direto para a região dos Campos Gerais, que depois ganhou o Brasil todo e atualmente é a referência número 1 quando se fala em conservação do solo, foi visto pelos corredores do Show Tecnológico Verão e dias depois também na sede da Fundação ABC, em Castro-PR.

Quem não o conhece, nem imagina que aquele senhor, de chapéu australiano, camisa xadrez e bengala é o responsável, juntamente com produtores aqui da região, por uma grande transformação nas lavouras de todo o Brasil.  Segundo a Federação Brasileira do Plantio Direto, estima-se que mais de 90% das áreas agricultáveis do país adotam a técnica. Mas quem o conhece, não perde a oportunidade de cumprimentá-lo, conversar e, claro, tirar uma foto.

Peeten também foi um dos idealizadores da Fundação ABC, que ano que vem completa 40 anos. Atualmente ele reside na Holanda, onde é consultor na área de cultivo de batata e finaliza um trabalho de fomento da cultura no continente africano. “Vocês não têm ideia das condições em que povo planta naqueles países. E ver a mulher da família feliz com o resultado da colheita e investindo na educação dos filhos é algo formidável”, contou ele a um grupo.

Com frequência, o pesquisador aparece no Show Tecnológico Verão. Ficou ausente apenas durante a pandemia. “Eu gosto de vir aqui para ver como estão as coisas e buscar novas informações e conhecimento”, disse.

Tanto é que dias depois do evento, ele pediu uma hora na agenda dos pesquisadores da fundação, o que foi uma satisfação para ele em recebê-lo. “Para nós é uma alegria tê-lo em nosso meio. Não só para contar a história que originou tudo o que vivemos aqui em nossa região, mas também como fonte de informação do que está ocorrendo lá fora, nos países da Europa. É beber direto da fonte da experiência”, comentou Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa na fundação.