Show Tecnológico Inverno foi um sucesso de público e conteúdo!

29/11/2022 - Atualizado há 1 ano

Com o apoio de São Pedro, que deu uma trégua na chuva na data do evento, e com o engajamento das empresas apoiadoras e patrocinadoras, a sexta edição do Show Tecnológico Inverno superou as expectativas, tanto por parte da organização como também dos visitantes.

Em avaliação feita junto ao público, as apresentações realizadas pelos setores de pesquisa da Fundação ABC e pelas empresas patrocinadoras receberam notas-média acima de 9, numa escala de zero a dez. A organização do evento também, 9,48. E na metodologia que avalia a qualidade do evento, a edição ficou na zona de excelência.

“Estamos construindo a edição inverno aos poucos, com os pés no chão. E ficamos felizes em ver que o evento vem mantendo um crescimento sólido ao longo destes anos. E isto é um trabalho feito em conjunto com as nossas cooperativas mantenedoras e com as empresas parceiras. Nosso muito obrigado ao público presente e aos parceiros que acreditam em nosso evento”, agradeceu Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa na fundação.

A dinâmica do campo foi realizada através de giro de campo, no qual 10 grupos foram conduzidos por guias, passando pelas oito tendas das empresas patrocinadoras e pelas seis estações da fundação. Teve início às nove horas e seguiu até às quatro da tarde, com pausa para o almoço.

Na estação da Fitopatologia, o time de pesquisa falou sobre manchas foliares na cultura da cevada, apresentando as melhores ferramentas de controle, com uso de fungicidas. Já a equipe de Fitotecnia destacou a cultura de trigo, apresentando ao público o desempenho de genótipos da cultura para a região. Com o pessoal da Entomologia, o bate-papo foi sobre a importância de realizar o tratamento de sementes para bons resultados de produtividade na cevada. A redução de adubação em cereais de inverno foi o questionamento abordado pelo setor de Solos e Nutrição de Plantas. A equipe de Forragens & Grãos apresentou a oportunidade de silagens em cereais de inverno. E teve também a demonstração da plataforma sigmaABC.

Para Willem Bouwman, diretor Presidente da Castrolanda, que estava presente, o Show Tecnológico, tanto Inverno como a edição Verão, é um grande encontro técnico. “O produtor vem aqui sabendo que vai encontrar informações e inovações do seu interesse. É um ambiente muito bom e muito propício, que promove a integração entre pesquisadores e agricultores. Há muita troca de informação, o que é bom para os dois lados”, comentou.

A sexta edição contou mais uma vez com o apoio das cooperativas Frísia, Castrolanda, Capal e Coopagrícola, que além de estarem presentes com as suas marcas de sementes, também trouxeram ao evento a Maltaria Campos Gerais, que em conjunto com mais duas cooperativas, está se tornando realidade ao lado do CDE Ponta Grossa.

“Eventos como este, da Fundação ABC, são importantes porque a tecnologia gerada pelos pesquisadores assim chega aos produtores. E isso é muito importante para a nossa maltaria, pois o sucesso dela também depende dos resultados de pesquisa no campo”, comentou Jorge Karl, diretor Presidente da Agrária.

Edição Verão já tem 60 empresas confirmadas!

E por falar em Show Tecnológico, a edição Verão já começa a ser preparada. Algumas empresas realizaram o plantio para o evento, que ocorre nos dias 1 e 2 de março de 2023, no CDE Ponta Grossa-PR e que já tem confirmada a participação de 60 marcas. Os interessados podem acompanhar as informações sobre a edição em www.showtecnologicoabc.org

Edição Verão já tem 60 empresas confirmadas!