Primeira etapa do Concurso de Silagem será nesta quinta-feira na ExpoFrísia

A competitividade entre os produtores participantes demonstra a responsabilidade acarretada com o desenvolvimento dos resultados da Silagem, agregando resultados positivos na produção de leite na região do grupo ABC

09/05/2022 - Atualizado há 2 anos

O Concurso de Silagem chega a sua 13ª edição, com algumas adaptações e alterações realizadas no seu formato e no regulamento, mais precisamente nos itens que classificam a melhor silagem, como já explicamos em edições anteriores. Assim, durante todo o ano de 2021, a Fundação ABC recebeu as amostras participantes e a partir de maio os primeiros vencedores começam a ser revelados.

No próximo dia 12 de maio, durante o primeiro dia da ExpoFrísia, exposição de gado leiteiro promovida para cooperativa Frísia, as dez melhores silagens entre os produtores da cooperativa serão reveladas, com premiação de troféu e medalhas. A disputa será grande, pois foram 220 amostras inscritas. Neste dia, também serão premiados os assistentes técnicos Lavoura e Pecuária, ligados ao cooperado campeão.

A premiação será realizada a partir das 18 horas e, antes da revelação do TOP 10, haverá uma palestra técnica, informando os dados e resultados obtidos neste concurso. “Com base nas amostras recebidas, vamos mostrar como está a matéria seca, os teores de fibras (FDA e FDN), de amido e também as questões físicas, como tamanho de partículas e processamento dos grãos (KPS) no grupo ABC”, acrescentou Evandro Henrique Gonçalves Maschietto, pesquisador e coordenador do setor de Forragens & Grãos, responsável pelo concurso.

A revelação das melhores silagens inscritas dos produtores da Castrolanda e Capal serão conhecidos durante as feiras das cooperativas, previstas para julho (Expoleite Capal) e agosto (Agroleite). Após a realização destas etapas, haverá uma grande final, entre as amostras de todas as cooperativas, disputando o TOP 5.

O incentivo à participação surge não apenas para premiar os produtores selecionados, mas também como forma de encontro para troca de informações entre os produtores, técnicos e pesquisadores de outras instituições da Fundação ABC, desse modo, promovendo melhorias para a cadeia leiteira do Paraná e região.

O campeão da última edição foi o cooperado da Frísia, Aroldo Fernando Los, quem tem propriedade em Carambeí-PR, mais precisamente na região da Pereira, onde entrega à cooperativa perto de 4 mil litros por dia. Ele somou 94,09 pontos. Apenas três décimos a mais do segundo colocado, Luíz Teodoro Noviski, também cooperado da Frísia.

Aroldo Fernando Los, cooperado da Frísia, em Carambeí, foi o vencedor da 11ª edição do Concurso de Silagem.

Patrocinadores do Concurso de Silagem de Milho