Temperaturas despencam na semana que vem

É quando deve ocorrer a primeira geada do ano

13/05/2022 - Atualizado há 2 anos


A primeira geada de 2022 deve ocorrer  nesta semana.  O período de 17 a 22 de maio de 2022 no Paraná será marcado pela atuação de uma forte onda de ar frio que vai ocasionar o declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões paranaenses. Após um final de semana de tempo instável devido a passagem de uma frente fria, a segunda-feira, 16 de maio, será com o retorno do tempo estável, devido a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco, que se desloca da Argentina sobre a região Sul do Brasil.

O ar frio começa a se intensificar a partir da tarde de segunda-feira, e já na madrugada e manhã de terça-feira há previsão de forte resfriamento em todo o Estado e temperaturas mínimas (Figura 1), em torno de 0,0°C no Sul, divisa com Santa Catarina, e, inclusive pode haver registro de temperatura negativa. O ar frio também está previsto para alcançar as regiões mais quentes do Paraná como o extremo norte, divisa com São Paulo.

A onda de ar frio será ainda mais rigorosa devido os ventos, predominantemente de sul, com intensidade moderada, aumentarem o desconforto, inclusive com algumas rajadas de intensidade forte nas regiões Sudoeste, Sul, Centro, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

 

Na quarta-feira, 18 de maio, a massa de ar frio e seco se estabelece sobre o Paraná e aumenta ainda mais o frio em todas as regiões (Figura 2). Com exceção do Litoral, que tem previsão de temperaturas mínimas em torno dos 6,0 °C, as demais áreas do estado vão registrar frio rigoroso com temperaturas em torno de 0,0 °C e/ou negativas no Sul, Centro, Campos Gerais, Sudoeste e microrregião de Cascavel. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), também há previsão de temperaturas muito baixas como municípios de São José do Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo e Pinhais, além de Curitiba.

Segue a previsão de ventos do quadrante sul com intensidade fraca a moderada, condição meteorológica que aumenta o resfriamento do ar. Em todas as regiões paranaenses há previsão da formação de geadas, sendo de intensidade forte desde o oeste até o sul da RMC, passando pelo Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais e todo o dia será gelado.

A quinta-feira segue com o predomínio da intensa massa de ar frio e seco, por isso será mais um dia de frio extremamente rigoroso em todas as regiões paranaenses. Novamente as condições atmosféricas são favoráveis para a formação de geadas em todo o estado, com potencial maior para as regiões serranas.

O frio não vai se restringir apenas ao período noturno, ou seja, mesmo durante o dia, o desconforto térmico será grande, principalmente nas áreas do Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais.

A massa de ar frio segue predominando sobre o Paraná na sexta-feira, 20 de maio, mantendo o tempo seco, contudo gelado, pois continua a previsão de frio em todas as áreas, sendo mais rigoroso do extremo oeste até a RMC, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste, Centro e Campos Gerais.

Durante o final de semana, 21 e 22 de maio, as condições meteorológicas seguem favoráveis para a manutenção do ar frio e seco no Paraná. Segue a previsão de frio rigoroso nas regiões serranas do estado, com temperaturas mínimas abaixo dos 5 °C, inclusive na RMC. O frio começa a perder força no Litoral e extremo norte, divisa com São Paulo.

Em suma, o período de 16 a 22 de maio vai ser marcado pela atuação de uma intensa massa de ar frio, que vai ocasionar queda brusca das temperaturas e associada ao vento constante de sul com intensidade moderada, principalmente nos dias 17 e 18, vai manter o tempo muito gelado em todas as regiões do Paraná.

 

Fonte: Simepar

Encaminhado pelo setor de Agrometeorologia- FABC

Atualizações

Previous Next