sigmaABC: agora da lavoura ao cocho!

31/07/2023 - Atualizado há 11 meses


Estamos empolgados em trazer uma novidade do módulo de economia rural no sigmaABC, o custo de produção para a Pecuária!

Como todos sabem o sigmaABC é a única ferramenta de gestão que pertence ao cooperado. Então presta atenção nesse ciclo:

– Quanto mais o cooperado usa à mais evoluem as funcionalidades da ferramenta à mais cresce o valor percebido do usuário à mais cresce o valor da ferramenta à mais aumenta o valor da empresa Sigma no patrimônio da Cooperativa à mais aumenta o valor do capital social do cooperado.

É por isso que, mesmo sabendo que o processo de desenvolvimento é de longo prazo, ficamos empolgados em cada entrega de um novo pedaço desse projeto.

E dessa vez o foco foi para a cadeia da Pecuária.

Então vamos pensar juntos? O sigmaABC já possibilita realizar o controle de custo de produção da lavoura de milho, azevém, alfafa, aveia, sorgo ou qualquer outra cultura agrícola que possa ser destinada para o uso como forragem. A novidade agora é que podemos criar rebanhos dentro da ferramenta, e podemos destinar essas forragens aos rebanhos, além de custos com medicamentos, concentrados, serviços e qualquer outra rubrica que existe de custo dentro da cadeia da pecuária.

Vamos avaliar alguns exemplos de relatórios desta funcionalidade?

Na Figura 1 podemos observar o resumo mensal de movimentação de animais com seus respectivos valores:

Essa tela possibilita facilmente a visualização do que aconteceu com o rebanho nesse mês, bem como a influência que ele teve na evolução patrimonial.
A Figura 3 apresenta um resumo dos principais gastos no período com o rebanho

Observamos que com esse relatório, facilmente podemos identificar as principais contas que fizeram parte do custo e os seus valores, todas elas rastreáveis. Aqui podemos observar que os volumosos, se produzidos na fazenda, que começaram lá no controle de custo agrícola, agora podem ser quantificados no seu uso dentro da pecuária. Na Figura 4 podemos avaliar o fechamento da margem de contribuição do período, com um resumo das principais receitas e despesas do respectivo rebanho.

E neste relatório identificamos o resultado do período, com resumo das principais receitas e despesas. Neste exemplo, podemos reparar um resultado negativo, precisaríamos intervir na gestão desse rebanho, concorda? E como percebemos? Pelo simples fato de controlar os gastos que tivemos no período.

E então amigo leitor, gostou dessa funcionalidade? Tem alguma ideia para que fique melhor o uso dela? Converse com a equipe do sigmaABC, com o técnico da cooperativa responsável por prestar assistência e comece a usar você também.

Atualizações

Previous Next