Startup idealizada dentro da instituição de pesquisa passa a ter sede própria, no Castrolanda Expo Center
05/08/2025 - Atualizado há 3 horas
Durante a solenidade da entrega as chaves das novas casas no Castrolanda Expo Center, na véspera do Agroleite 2025, o sigmaABC fez um agradecimento especial à instituição de pesquisa, enaltecendo a parceria fundamental na construção técnica e institucional da startup, na presença de funcionários, representantes das cooperativas e consultorias acionistas
Segundo Roberto Simão de Carli, Gerente Geral do sigmaABC, desde os primeiros passos do projeto, iniciado em 2019, a fundação esteve presente, garantindo teor técnico, credibilidade agronômica e, acima de tudo, o comprometimento humano com o propósito da plataforma.
“O conhecimento validado pela Fundação ABC está no DNA do sigmaABC, em cada recomendação, em cada módulo e em cada inovação testada no campo. Nosso muito obrigado a toda a equipe técnica da Fundação ABC”, acrescentou Roberto.
O nome de Rodrigo Yoiti Tsukahara, que comanda o time de desenvolvedores da plataforma, também foi lembrado. Foi ele quem idealizou e liderou a criação do sigmaABC. Foi o responsável por transformar uma necessidade concreta do campo em uma solução digital robusta, acessível e cooperativa.
Uma placa foi entregue ao Gerente Geral da Fundação, Luís Henrique Penckowski, que relembrou que praticamente viu a startup nascer dentro da fundação, no fim de 2017, e que acompanhou toda a trajetória até aqui. “Foram muitos encontros realizados para convencer as cooperativas e produtores de que isto seria uma revolução, uma tendência e que ter os dados organizados era muito importante para o momento das tomadas de decisões. Hoje, para mim, o sentimento que tenho é de consolidação”, concluiu.
Novo endereço
A casa, localizada próxima da arena de julgamentos dos animais, servirá não só como espaço para receber os produtores durante as edições do Agroleite, mas também será a sede da startup, abrigando o time comercial e a gerência. O trabalho de desenvolvimento continuará sendo realizado pela equipe de desenvolvedores da Fundação ABC.
“A empresa marca nesta data o início da sua presença no Parque Tecnológico, ganhando vida própria, deixando de ser um projeto dentro da Fundação ABC. Nosso compromisso aqui é nos conectar com o ecossistema de inovação do parque, em parceria com instituições de pesquisa, ensino e mercado. Estou muito feliz com essa nova etapa”, concluiu Roberto.
Parte do time de profissionais envolvidos no sigmaABC juntamente com membros do Conselho de Administração da Castrolanda e do gerente da Castrolanda Expo Center, no momento da inauguração da casa, nova sede da startup
Atualmente são 25 profissionais envolvidos, direta e indiretamente. Seis cooperativas (Agrária, Capal, Coopagrícola, Castrolanda, Frísia e Witmarsum) e 2 consultorias de agronegócios (Invicta e Fotossíntese) são acionistas e a plataforma já possui mais de 8 mil usuários ativos da plataforma, entre produtores e agrônomos.
Escrito por Silvio Bona