A troca de informações que gera conhecimento!

17/04/2023 - Atualizado há 1 ano

A receita é antiga e sempre dá certa! Tanto é que várias fer­ramentas utilizadas no mundo dos negócios são baseadas nela: a troca de informações. É o caso do Benchrnarking, que nada mais é a análise das melhores práticas que uma outra propriedade realiza e que podem ser replicadas na sua atividade. E isso pode ocorrer num bate-papo de beira de cerca ou, com mais profundidade, em encontros organi­zados para este fim.
E é nesta linha que a Fundação ABC vem praticando, há quase 40 anos. Seja a convite das cooperativas ou dos gru­pos de contribuintes, o time de pesquisa sempre está parti­cipando de encontros, reuniões e dias de campo, além dos eventos maiores. Para se ter uma ideia, só nos primeiros três meses do ano, a instituição já contabilizou 36 participa­ções. É como se os pesquisadores tirassem um mês inteiro só para realizar as apresentações.
Na visão de Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa, a fase da pandemia distanciou os produtores, as­sistentes técnicos e pesquisadores, mas isso terminou. “O número expressivo de eventos e a presença de um público interessado e participativo comprovam isto. E esta intera­ção entre estes públicos é muito importante, pois assim co­mo repassamos muitas informações, nós também recebe­mos deles, que estão lá no campo, no dia-a-dia”, comentou.
Penckowski também destacou a avaliação dos eventos rea­lizados pela fundação neste ano, que até o momento teve média superior a 9.5, numa escala de zero a dez. “A informa­ção que está sendo levada aos produtores e assistentes es­tá sendo bem recebida e o público enxerga valor naquilo que o time da pesquisa está passando”, encerrou.
Abaixo apresentamos um resumo deste período.

Programação da safra Inverno 23/23
Já na segunda semana de janeiro, os assistentes técnicos que atendem os produtores ligados a fundação receberam os resultados dos trabalhos realizados na safra 22/22 e as­sim todos os manejas foram atualizados, bem como a lista dos melhores cultivares para cada região.

Apresentação de Resultados da Safra Inverno, realizado na sede da Fundação ABC

A programação foi de um dia inteiro, onde os coordenado­res de pesquisa foram revezando para passar as informa­ções mais importantes. Também houve uma apresentação específica para os técnicos das cooperativas ligados ao se­tor Pecuário. A participação total foi de 138 assistentes téc­nicos. Já nas semanas seguintes, ocorreram encontros com os co­operados das Frísia e Castrolanda, também com informa­ções mais diretas para a programação da próxima safra. Ao todo, 81 produtores participaram nas reuniões que ocorre­ram em Carambeí (PR), Castro (PR) e Itaberá (SP).
Para os produtores da Capai, a apresentação teve um for­mato diferente, com pontos de atenção no início da safra. Foram quatro encontros no início de abril, sendo três na área de atuação de São Paulo e um no Paraná. “Foram en­contros muito produtivos. Percebi um público interessa­do e fazendo muitas perguntas. Isso é muito bom!”, co­mentou Helio J oris, pesquisador e coordenador do setor de Fitotecnia e Sistemas de Produção, sobre os encontros com os produtores.

Treinamentos
Para os dois públicos, produtores e assistentes técnicos, os setores de Herbologia e Solos e Nutrição de Plantas tam­bém promoveram treinamentos. O primeiro orientou os produtores da Frísia quanto a dessecação de campos de se­mentes. Já o segundo, o bate-papo foi sobre fechamento de fórmulas, compatibilidade e qualidade de fertilizantes aos assistentes técnicos da Capai. Em ambos os casos, a solici­tação dos treinamentos foi realizada a pedido dos coorde­nadores técnicos das cooperativas.

Treinamento do setor de Herbologia, sobre dessecação de campos de sementes

Dia de Campo

Dia de Campo no COE Ponta Grossa

Dia de Campo, em Witmarsum
Ao todo foram 13 encontros no campo. A maioria do setor de Forragens & Grãos e mais especificamente para conferir de perto trabalhos de milho silagem, realizados nos CDE · s de Arapoti (PR), Itapeva (SP), Ponta Grossa (PR) e Castro (PR) e em áreas das cooperativas e de produtores como a que ocorreu em Witmarsum, no início de março, com foco em milho e silagem. A média foi de 26 pessoas para cada en­contro.
Ainda tivemos a participação dos setores de pesquisa nos dias de Campo promovidos pela Coopagrícola, em feverei­ro e março, que ocorreram em Ivaí (PR), Ponta Grossa (PR) e Palmeira (PR). O público que passou nestes três dias foi de 392 pessoas.

Dia de Campo da Coopagrícola, no município de Palmeira

Dia de Campo no COE Castro

Em sua 11 ª edição, os encontros do TecCampo Capai ocor­reram em duas etapas. A primeira no início de fevereiro, sen­do realizado em Itaberá (SP), Arapoti (PR) e Itapeva (SP). E no início de março, o time de pesquisa da fundação foi para Wenceslau Braz (PR), Taquarivaí (SP) e Taquarituba (SP). O público total foi de 214 pessoas.

Palestra de abertura sobre Bioinsumos no TecCampo Capai, realizado em Arapoti (PR)

Apresentação do setor de Entomologia, no TecCampo Capai, em ltaberá (SP)

3° Show Tecnológico Cerrado

Imagem área da terceira edição do Show Tecnológico Cerrado, que fica ao lado da Unidade de Paraíso do Tocantins, da Frisia
O evento realizado em Paraíso do Tocantins (TO) ocorreu nos dias 2 e 3 de fevereiro e reuniu 1.180 pessoas, segundo a Frísia Cooperativa Agroindustrial, que organiza o evento com o apoio da Fundação ABC. Esta foi a terceira edição, que contou com as apresentações dos setores de Fitotecnia e Sistemas de Produção, Fitopatologia, Solos e Nutrição de Plantas e uma dobradinha do Forragens & Grãos com Economia Rural.
O cooperado Rafael Staniszewski, de Pium (TO), confirmou ao informativo da cooperativa a importância do espaço de apresentação das novas tecnologias e a troca de experiên­cias entre os cooperados. “Acho que é um evento muito importante para nós. Tivemos um clima bem favorável e tudo caminhou bem”, disse.

Pesquisadores fizeram apresentações no campo

Encontro Técnico KGL
No início de fevereiro, o gerente Técnico de Pesquisa Luís Henrique Penckowski e os pesquisadores Senio Prestes (Fi­topatolo gia), Helio J o ris (Fitotecnia e Sistemas de Produção) e Fabrício Povh (Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão) estiveram no Triângulo Mineiro. Foi o Encontro Técnico KGL, realizado no município de Indianápolis (MG), onde a Fundação ABC instalou um ensa­io genótipos de soja.

Penckowski apresentou a Fundação ABC aos produtores da região

Visita ao ensaio de genótipos de soja, instalado no
Triângulo Mineiro

27º Show Tecnológico Verão
Bastante aguardado por produtores, agrônomos e estudan­tes, a 27ª edição reuniu mais de 4.500 pessoas nos dias 1 e 2 de março, no CDE Ponta Grossa (PR). Nesta mesma edição você confere uma reportagem especial.

Avaliação

Na visão de Luís Henrique Penckowski, atual gerente Técnico de Pesquisa na Fundação ABC, a fase da pande­mia que distanciou produtores, assistentes técnicos e pes­quisadores terminou. “O número expressivo de eventos comprova isto e esta interação entre estes públicos é mu­ito importante, pois assim como repassamos muitas in­formações, nós também recebemos deles, que estão lá no campo, no dia-a-dia”, comentou.
Penckowski também destacou a avaliação dos eventos rea­lizados pela fundação, que até o momento teve média supe­rior a 9.5, numa escala de zero a dez. “A informação que es­tá sendo levada aos produtores e assistentes está sendo bem recebida e o público enxerga valor naquilo que o ti­me da pesquisa está passando”, encerrou.