Chapa única para o Conselho Fiscal foi aprovada por unanimidade!
31/03/2023 - Atualizado há 2 anos
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) acontece anualmente para aprovação das contas da instituição. No dia 23 de março de 2023 foi realizada a reunião no auditório da Fundação ABC, com presença dos membros dos conselhos e delegados que representam as mantenedoras para aprovação do novo Conselho Fiscal, com gestão até março de 2024 e das contas de 2022.
O Diretor-Presidente, Peter Greidanus, conduziu a sessão acompanhado do primeiro Diretor-técnico, Emiliano Carneiro Klüppel. Foi apresentada uma chapa única e foi eleita por unanimidade. Os conselheiros são: Luiz Henrique de Geus e Carlos Eduardo Los, ambos da Cooperativa Frísia, Edson Roberto Freire e Marcio Carneiro Gomes, da Castrolanda, e Ronaldo Zambianco e David Koopman da Capal. Confira no box abaixo a composição.
Elmir Groff, que deixa o a presidência do conselho, explica o quão valioso é o trabalho da Fundação ABC. “Durante este ano que estive presente na diretoria do conselho pude acompanhar de perto o trabalho realizado pela instituição . Hoje admiro ainda mais a honestidade, transparência e seriedade que é feito tudo aqui dentro”, comentou.
A nova formação do Conselho Fiscal – mandato de 1 ano
Luiz Henrique de Geus – Frísia
Edson Roberto Freire – Castrolanda
Ronaldo Zambianco – Capal
Carlos Eduardo Los – Frísia
Marcio Carneiro Gomes – Castrolanda
David Koppman – Capal
Aprovação de Contas
O desempenho de 2022 foi aprovado pelos delegados representantes das três cooperativas mantenedoras também por unanimidade. O balanço geral e prestação de contas foi apresentado pela gerente administrativa da Fundação ABC, Sandra Mehret Rebonato.
“Fazendo um balanço geral dos trabalhos realizados pela Fundação ABC podemos afirmar que 2022 foi um ano bastante positivo. Obtivemos excelentes resultados, onde apresentamos um crescimento de 15,7% quando comparado ao ano anterior. Os investimentos totais somaram mais de R$ 7 milhões, sendo aplicados em infraestrutura como máquinas e equipamentos”, comentou Sandra.
A gerente ainda destacou que a Fundação ABC cresce pela busca incessante da informação junto com a eficiência das equipes presentes dentro da instituição. Além dos investimentos realizados, esse resultado reflete no crescimento financeiro e na consolidação na busca pela vanguarda tecnológica com eficiência. “Vale lembrar também que muito desse crescimento é devido ao comprometimento de toda a equipe da Fundação ABC, cuja soma dos esforços aplicados resultam na melhora dos índices a cada ano”.
O gerente técnico de pesquisa, Luís Henrique Penckoswki apresentou o relatório de atividades de pesquisa da Fundação ABC, mostrou a evolução dos resultados e já antecipou alguns dados deste ano.
Durante a avaliação referente ao ano de 2022, o diretor presidente da Fundação ABC, Peter Greidanus, comentou sobre a colaboração das cooperativas. “Em conjunto com as mantenedoras pudemos definir por uma ampliação no escopo e intensidade na experimentação e desenvolvimento da cultura da Cevada. Esta é uma demanda presente em função da construção da Maltaria Campos Gerais. Isso se traduziu na prática em um significativo aumento nos protocolos de pesquisa com esta cultura” complementou Peter Greidanus, diretor presidente da instituição.
O diretor presidente também pontuou a reestruturação do antigo LabEF, que ganhou novo nome. “O Laboratório de Proteção de Plantas e Bioinsumos” (LabP²Bio), vem visando organizar e difundir os inúmeros trabalhos e estudos já realizados ao longo dos anos, bem como dar mais foco a esta nascente e importante segmento da indústria de insumos para a agricultura, o qual tem suscitado inúmeras perguntas por parte de técnicos e produtores”, finalizou Peter.
Ao final, na palavra livre, o diretor presidente da Frísia, Renato Greidanus comentou as expectativas criadas. “Acreditamos que o time da Fundação ABC está prestando ótimos serviços e devemos fortalecer ainda mais essa equipe, para que juntos possamos avançar”, comentou Renato.
Castro, 31 de março de 2023
por Bhya Zarpellon