Show Tecnológico Verão: Referência e aproximação entre pesquisa, produtores e técnicos

17/04/2023 - Atualizado há 1 ano


A Fundação ABC realizou nos dias 1 e 2 de março a 26ª edição do Show Tecnológico Verão. O evento realizado no CDE de Ponta Grossa foi voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes. Ao todo, o evento contou com aproximadamente 4,5 mil pessoas interessadas pelos resultados das últimas pesquisas voltadas às culturas de verão.

A proposta, segundo a organização, foi oferecer aos participantes informações que vão desde a preparação da semente, manejo da lavoura, passando pela tecnologia e rentabilidade em sistemas de produção. Para isso, os técnicos da Fundação ABC apresentaram dezenas de palestras dentro das áreas de: Agrometeorologia, Economia Rural, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia e Sistemas de Produção, Forragens & Grãos, Herbologia, Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, sigmaABC, Solos e Nutrição de Plantas. A intenção é, a cada ano, aproximar a pesquisa do dia a dia de quem vive e depende do Agronegócio.

 

Para Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa da Fundação ABC, o Show Tecnológico é o fechamento da safra de verão e o grande intuito é mostrar o conhecimento para passar aos cooperados. Apesar da Fundação estar ao lado do produtor por 365 dias do ano, o Show é uma grande oportunidade para o networking. “O evento serve de oportunidade para cooperados, assistência técnica, e parceiros trocarem informações sobre inovação e novidades, além de captar as demandas do produtor”, destaca. Penckoski reforça que a agricultura e a pecuária passaram por grandes evoluções nos últimos 20 anos, com muitos desafios. “Isso fez com que tivéssemos que nos antecipar a tendências e estar na vanguarda. Sempre fomos proativos para entregar uma agricultura mais sustentável, com maior produtividade e redução de custos”, ressalta.

Aprendizado e troca de experiências

Aos 73 anos de idade, o agrônomo Tiaki Umeda, da região de Itararé (SP), que participou de boa parte das 26 edições do Show Tecnológico Verão, reforça que a dinâmica da agricultura exige atualização e buscas constantes por informações. “A cada evento que a gente participa, sempre tem algo novo para aprender e se a gente não se atualiza, acaba ficando para trás”, comenta.

O agrônomo holandês, Hans Peeten, que foi um dos profissionais precursores do Plantio Direto, que ganhou força na região dos Campos Gerais e se difundiu pelo país todo, mais uma vez participou do Show Tecnológico Verão. Para ele, a agricultura da região segue sendo modelo para o mundo. “E posso dizer isso porque viajo por países da Ásia, Europa e África, observando outras culturas”, comenta. E os Campos Gerais, segundo ele, são referência para união de forças, onde o principal aspecto está voltado para as pessoas, que cada vez mais têm o interesse voltado para as possibilidades que a tecnologia e as pesquisa trazem. “Esse desenvolvimento de produtores mais atentos e as empresas do setor cada vez mais competitivas trazem grandes vantagens quando somados ao trabalho da fundação, que é baseado na vontade do produtor. É uma metodologia atenta e que tem o poder para enfrentar os novos desafios da agricultura”, admite.

Para a produtora rural Celina Junqueira Issa, o Show Tecnológico é um marco para quem vive do agro. Ela conta que a grande vantagem de quem participa está no fato de otimizar, em um único espaço, tempo com explicações técnicas, informações de fornecedores e demonstração de campos com resultados. “Em um único dia conseguimos ver as marcas expositoras e tudo o que está sendo feito pela Fundação com uma perspectiva de mercado”, destaca. Ela reforça que tudo o que é visto dentro do Show é depois repassado pelos técnicos na sua propriedade.

Buscar avanços, melhorias e novidades é a proposta do agricultor de Ivaí (PR) João Eli Domingues, que costuma participar das edições do Show Tecnológico. Ele admite que sempre volta para a propriedade com “bons conhecimentos” para aplicar dentro da rotina. Ele que participou da 26 edição acompanhado do filho, recomenda o evento como uma oportunidade de evoluir para as futuras gerações. “A gente tem que ter o pé no chão, mas a gente sai daqui renovado também por saber que estes conhecimentos são para quem irá ser a sucessão nas propriedades”, revela.

Sobre a 26ª edição

Na primeira edição do Show Tecnológico Verão, a área de abrangência da Fundação alcançava cerca de 100 mil hectares. Um quarto de século depois, essa área já é seis vezes maior. Esse crescimento é consequência da relevância e representatividade do trabalho da Fundação e é reconhecido também por meio da avaliação do evento. A nota para a organização dessa edição, segundo as entrevistas aplicadas a uma amostra de 200 participantes, foi de 9,2. Já para as palestras, conteúdos e didática, a nota é ainda mais expressiva, chegando à casa dos 9,6. Para o supervisor de Marketing da Fundação, Silvio Bona, esses números são reflexo de um trabalho multidisciplinar e intenso, para que cada vez mais, o evento se torne uma experiência. “Temos buscado referência, colhendo a cada ano informações que nos sirvam de subsídio para que no ano seguinte tenhamos um evento ainda melhor e a pesquisa mostra que estamos atingindo o propósito”, comemora.

Empresas parceiras destacam participação no evento

O desenvolvimento e consolidação do processo de pesquisa, que é o cerne da Fundação ABC, depende das cooperativas, produtores, técnicos e também das parcerias. E a 26ª edição do Show Tecnológico bateu recorde de expositores que acreditam no potencial do evento e em negócios que se transformam em resultado. E um dos exemplos dessa parceria é a Sementes Castrolanda/Helpen. Para o engenheiro agrônomo e coordenador de Assistência Técnica da Castrolanda, Rudinei Bogorni, o Show é considerado o principal evento da região para a difusão de tecnologia. Para ele, ter uma presença forte de marca e prover novos negócios durante o evento é um caminho sem volta. “Entendemos o evento como uma grande oportunidade de interação com nossos cooperados, demais produtores, onde podemos apresentar os nossos serviços e produtos”, aponta.

Para o superintendente de Desenvolvimento de Negócios da Superbac, Henrique Contins, não é diferente. Ele destaca que o Show representa uma grande vitrine. “Somos uma empresa de inovação que oferece vários tipos de biotecnológicos produtos focados na fertilidade do solo através de mais informação para o campo. E essa é uma ótima oportunidade”, garante. Ele explica que o foco na melhoria do solo, garante longevidade, maior rentabilidade, mais qualidade de vida, além do produto entrar em um ciclo de maior ganho para o produtor e sua família.

O agrônomo José Alessandro da Silva, representante Comercial da Giro Agro na região, aponta que uma das principais vantagens está na geração de oportunidades de negócios. Isto porque, segundo ele, é na parcela que se consegue mostrar o produto da Giro Agro, comparado com uma testemunha. “É neste momento que o produtor de fato vê o que está sendo usado no campo e o resultado que pode ter na sua lavoura”, comemora.

Outra importante parceira nessa edição foi a Nitro Agro. Uma produtora global de especialidades químicas para diversos setores industriais e de insumos para o

Agronegócio é categórica: “com certeza o Show deste ano foi uma virada de chave para a Nitro na área de atuação da Fundação ABC.” A afirmação é de Bruno Loman, coordenador técnico de Mercado da Nitro Agro. Além disso, o gerente Comercial Sul, Armando Morisada Fujimura, explica que a participação da empresa é uma forma de comunicar ao mercado tecnologias de forma dinâmica. “Para isso, fazemos investimentos em pesquisa, com campos demonstrativos onde temos a oportunidade de apresentar o momento ideal, os nutrientes e como entregar o aumento de produtividade”, explica.

 

10 anos de parceria no Cerrado Brasileiro

A abrangência dos trabalhos da Fundação ABC e a representatividade do Show Tecnológico já alcança diversas regiões do país, ampliando o olhar para características climáticas, de solo e de cultivares em outros estados. Um bom exemplo desse alcance está na região do cerrado, especificamente na divisa entre Minas Gerais e Goiás. Lá, há cerca de 10 anos, Boleslau Wesgueber Júnior, parceiro da fundação na região e diretor técnico da KGL Consultoria em Agronegócio, dissemina as informações da instituição aos produtores que recebem a assistência técnica da sua empresa. Ele que costuma participar do Show Tecnológico Verão, desta vez, veio acompanhado de uma comitiva de 12 produtores e técnicos da região com o propósito de fortalecer a relação entre pesquisa, consultoria e agricultor. “O Show é um evento de extrema importância, diferente do existe no mercado por ser totalmente técnico, voltado a como fazer e como não fazer”, argumenta. Ele destaca que a pesquisa dos Campos Gerais segue a mesma base para toda agricultura. “Dessa forma, temas como a correção de solo, manejo de fertilidade, nutrição e controle plantas daninhas são aplicáveis também na nossa área de atuação”, comenta. Outra característica do trabalho da pesquisa, de acordo com Boleslau, está no fato da sua imparcialidade, que garante a capacidade de demonstrar ainda mais confiança, fortalecendo os elos nessa cadeia, com foco em melhores resultados.

 

 

Atualizações

Previous Next